As Bochechas Estufadas à Moda do Sr. Joaquim

enter image description here

Quando digo aos meus amigos que um dos melhores restaurantes alentejanos fora do Alentejo fica na Charneca da Caparica, poucos acreditam. É preciso comer para crer. E a maioria olha-me de soslaio, ensaiando o seu melhor semblante paternalista e amavelmente desdenhoso, como se fosse impossível encontrar um recanto com petiscos alentejanos de alto gabarito neste subúrbio veraneante lisboeta, a poucos metros de uma sex shop baptizada de Museu do Sexo e de uma loja de tintas chamada Grande Lata.

Impossível, claro. Nem eu imaginava. Até ao dia em que a caminho de casa, depois de mais um dia de praia, fugi aos engarrafamentos do costume e cortei caminho pela estrada da Charneca. Do lado direito de quem vem da Fonte da Telha, logo no início dessa estrada, vejo uma placa à porta do Restaurante S. Pedro II e decido encostar: “Hoje há gaspacho, cozido de grão e lebre com feijão branco”. Logo por baixo dos pratos do dia, o resto do exército guloso: perdiz com nozes, sopa de tomate com bacalhau, sopa de beldroegas, migas para todos os gostos.

Foi apenas o princípio de uma grande amizade que perdura até hoje, com direito a grandes repastos rodeados de amigos convertidos, já depois de ter posto a Lebre com Feijão Branco no lugar certo - Nas Bocas do Mundo.

O S. Pedro II é um restaurante familiar, com o chefe da família - o Sr. Joaquim - a ser também o chefe da cozinha. Mas a sua história não começou aqui. Começou há quase 20 anos na pequena vila de Portel, na fronteira entre o Alto e o Baixo Alentejo, num restaurante com o mesmo nome, agora chefiado pelo seu filho André.

enter image description here

Por isso, quando desafiei o Sr. Joaquim fazer um dos seus pratos mais emblemáticos com Tabasco Garlic - as já famosas bochechas estufadas em vinho tinto - impunha-se finalmente uma visita ao Alentejo e um regresso às suas origens. Um desafio prontamente aceite pelo patrão, que gosta de pegar nas receitas tradicionais portuguesas e dar-lhe o seu toque especial. E foi rara a vez que visitei o seu restaurante e o Sr. Joaquim não tivesse alterado - para melhor, sempre - alguma das suas receitas. “Inspiro-me nos masterchefs da televisão e nos chefs de cozinha. Uma vez vi o Avillez a fazer umas bochechas ‘para se comerem à colher’, dizia ele. E eu tentei fazer a minha receita de bochechas para se comerem à colher, claro”, diz sem medos. Faltava agora juntar-lhes o molho Tabasco Garlic, um pouco mais suave que o original e que, pensava eu, encaixaria na perfeição nesta receita. O desafio estava lançado.

enter image description here enter image description here

À nossa espera, em Portel, estavam meia dúzia de castiços alentejanos à sombra, o Sr. Joaquim e o filho André, que pegou de estaca no S. Pedro original quando o pai e a mãe se aventuraram a espalhar a sua comida santa para os lados da Charneca da Caparica.

“Essa fama dos alentejanos não gostarem de trabalhar já era. Eu farto-me de trabalhar”, desabafa o Sr. Joaquim antes de lançar mãos à obra. Na hora de adicionar o Tabasco às bochechas, pai e filho nem pestanejaram. Massajaram as bochechinhas com o molho, uma boa quantidade de vinho tinto e meiguice alentejana. O resultado foi mais uma História com Final Tabasco. Um primor.

Para os ateus e agnósticos da boa comida em subúrbio lisboeta ou nas profundezas do Alentejo, aqui fica a receita das Bochechas estufadas à Moda do Sr. Joaquim. Para os outros, adeptos de peregrinações gastronómicas e fiéis do petisco de alto gabarito, apontem as moradas dos santos estabelecimentos:

Restaurante S. Pedro. Largo 5 de Outubro, 6-A. Portel. Telefone: 266619137

Restaurante S. Pedro II. Rua D. João V, 39. Charneca da Caparica (Fecha à quarta-feira)

As Bochechas Estufadas à Moda do Sr. Joaquim - A receita

enter image description here

Ingredientes

6 bochechas de porco preto

50 g gengibre

Alho francês (1 pires)

Aipo (1 pires)

2 cebolas roxas

3 cenouras

Água

Sal

Azeite

Salsa

Pimenta branca

Pimenta preta em grão

2 colheres de sopa de pimentão doce

4 colheres de sopa de mel

1 L de vinho tinto

1 caldo de carne

Modo de preparação

Tempera as bochechas com Tabasco e ponha a marinar numa tigela com vinho tinto.

Aqueça azeite no tacho, refogue a cebola roxa e deixe alourar as bochechas durante 5 minutos.

Acrescente as cenouras, o aipo, o alho francês e o gengibre.

De seguida, adicione o mel, a pimenta preta, a pimenta branca, molho inglês a gosto e colorau. Deixe a cozinhar durante 3 minutos.

Junte o vinho até cobrir as bochechas e deixe reduzir.

Por fim, junte ¼ L de água e deixe a cozinhar até as bochechas estufarem.

Bom apetite!

Últimas Histórias